sábado, 28 de abril de 2012

Aula do dia 27/04/2012







Neste dia, o professor Luiz Fernando Gomes aplicou prova.
Prova de múltipla escolha. Para a maioria das pessoa um tipo de prova fácil. Para mim, a maneira mais fácil de me confundir :(

Comentários de Blogs



Para realizar a proposta feita pelo professor Luiz Fernando, visitei alguns blogs de colegas de classe para uma revisão a aprender mais de acordo com as ideias deles.

Segue alguns comentários sobre determinadas postagens deles:

http://palmafran.blogspot.com.br/ da aluna e best friend Francine:
Com diversas entrevistas postadas e comentários sobre os entrevistados, seu blog é muito esclarecedor, objetivo e me ajudou muito a estudar.
Um elogio especial ao remix criado de imagens e música. As imagens representavam exatamente o que dizia a letra da música. Mesmo vendo só as imagens sem escutar o áudio, é possível imaginar o que está sendo dito.
E mostrou também muito amor S2.
Parabéns pelo blog Fran!

http://linguagemmecanica.blogspot.com.br/ da aluna e amiga de profissão (mesma escola rss) Manuela:
Um blog com design muito bonito, fotos muito claras e de fácil visualização.
Uma postagem que deve ser comentada (as outras também mas especialmente essa) e o texto "Remizagem - Sentindo na Pele", em que ela expressa sua opinião em como as aulas de cibercultura fizeram com que os alunos pudessem ver novos caminhos para a criação de textos, vídeos e até músicas sem necessariamente criar tudo de novo. Por exemplo, a aluna utilizou uma música da década de 80 e imagens de 30 para expressar sua visão de mundo atual.
Trabalhos muito legais Manu. Parabéns teacher!

http://conexaolinguagem.blogspot.com.br/ da aluna e ídala (rss) Aléxia:
Com um blog muito claro e objetivo, á aluna soube expressar muito bem seus comentários sobre os assuntos estudados em sala de aula.
O que mais me chamou a atenção foi a remixagem com fotos e com frases. A imagem da Lady Gaga e da Madonna, que sozinhas não seriam relacionadas uma com a outra, quando unidas por uma frase, fazem todo o sentido e dão um arde humor ao remix.
Muito Bom Aléxia. Parabéns pelas postagens!!!!!


sexta-feira, 27 de abril de 2012

Anticonferência Coloquial

Na sexta-feira 13 de abril, no Salão Vermelho do Campus Trujillo da Universidade de Sorocaba, o professor Luiz Fernando Gomes coordenou uma mesa redonda com a participação de alunos e ex-alunos de graduação que deram depoimentos sobre os seus trabalhos de conclusão de curso. Esta noite fez com que os alunos que ainda não "entraram" e "mergulharam" completamente em seus temas, ficassem motivados com as pesquisas.
Os alunos que participaram do evento compartilharam experiências e deram ideias sobre métodos de pesquisa. Um dos participanes da mesa foi o aluno de Letras Cristiano (nosso colega de classe), que nos contou sua identificação com o tema e é isso que faz com que o projeto de pesquisa dele siga em frente.
Foi possível aproveitar todas as experiências de nossos colegas para fundamentar melhor nossa visão a respeito das pesquisas.
 
 
 

Podcast

Podcast criado para resumir a matéria de Linguagem e Tecnologia.

http://podcast27260.podomatic.com/entry/2012-04-27T16_46_57-07_00
Mais algumas questões sobre cibercultura.
 
 
1- O que é cibercultura e quais suas características?
São as relações entre as tecnologias informacionais de comunicação, informação e cultura. Trata-se de uma relação entre as tecnologias e a sociabilidade, configurando a cultura contemporânea. Caracteriza-se pela criação (e recriação) cultural em tecnologia avançada.

2- O que é remixagem?
É um conjunto de práticas sociais e comunicacionais de combinações, colagens e cortes de informações a partir das tecnologias digitais. São as possibilidades de apropriação, desvio e criação livre.

3- Qual é a origem do copyright e qual sua finalidade?
O copyright surgiu com o capitalismo e a imprensa no século XVIII. A finalidade é preservar e cobrar pelos direitos autorais dos criadores de mídias.

4- Quais são as 3 leis da estrutura midiática da internet? Explique-as.
A primeira lei seria a liberação do polo da emissão, ou seja, tudo é permitido e livre na internet; a segunda lei é a do “tudo em rede”, isto é, o acesso é livre em quaisquer lugares; a terceira seria a lei da reconfiguração, portanto é válido modificar o que já foi criado.

5- Qual a relação entre a remixagem e a cultura?
A remixagem permite uma cultura de participação, ou seja, o livre acesso às mídias.

6- Fale sobre a arte eletrônica.
A arte eletrônica é uma forma de fazer artístico cuja expressão abusa de processos abertos, coletivos, inacabados.

Mais sobre Ciber-cultura-remix


Mais uma vez, veremos alguns pontos sobre a Cibercultura. Texto que explica as questões postadas anteriormente.



LEMOS, André. Ciber-cultura-remix.
Cibercultura é a relação entre as tecnologias de comunicação e informação e a cultura, e é caracterizada por três leis a liberação do polo da emissão (tudo que está na internet é livre aos usuários); o princípio de conexão em rede (o acesso à internet é facilitado e pode ser encontrado em qualquer local por qualquer pessoa); e a reconfiguração de formatos de mídia e práticas sociais (você pode modificar que já foi criado por outra pessoa).

Com a cibercultura, os elementos básicos da mídia deixam de existir, dando lugar apenas a processos abertos, coletivos e livres. Assim, o copyright acaba sendo pressionado à extinção. Abra-se espaço para o copyleft, ou seja, qualquer criação passa a ser de domínio público.

Essas características também são a base da ciber-cultura-remix. Remixagem é um conjunto de práticas sociais e comunicacionais de combinações, colagens e cortes de informações a partir das tecnologias digitais. São as possibilidades de apropriação, desvio e criação livre. A remixagem permite uma cultura de participação, ou seja, o livre acesso às mídias.

Por fim, a cibercultura iniciou a arte eletrônica, uma forma de fazer artístico cuja expressão abusa de processos abertos e  coletivos. Compor uma música, escrever uma poesia, gravar um som, para tudo há a possibilidade de criação por meio de um computador ou outro aparelho eletrônico. Há quem seja contra esses fundamentos da atual cibercultura, mas, aparentemente, este caminho é irreversível, pois abre espaço para que todos os internautas interessados em determinado assunto, estejam livres para criar a partir de algo já existente, o que facilita a vida deste.